Blog da Leardi

IGP-M passa a ser 7,81 por cento em janeiro de 2020, divulga FGV

  • 17/02/2020

O Índice Geral de Preços do Mercado é uma porcentagem usada no reajuste anual de aluguéis.

Este índice é um importante indicador para medir a atividade econômica no país, mas no mercado imobiliário o dado é normalmente usado como base para os reajustes anuais no preço da locação.

A soma das porcentagens mensais resulta no valor do reajuste anual, ou seja, se você alugou uma casa em fevereiro de 2019 pelo valor de R$ 1.000,00, em fevereiro de 2020 o seu aluguel passará a custar R$ 1.078,10, pois a soma dos índices dos últimos doze meses foi igual a 7,81%.

Medido desde 1940 pela Fundação Getúlio Vargas, o IGP-M foi criado para ser mais abrangente que os outros índices, acompanhando mais etapas da cadeia produtiva.

O valor é calculado com base em outros índices, cada um com seu próprio peso para o resultado final. O Índice de Preços por Atacado – Mercado tem 60% de peso na soma, o Índice de Preços ao Consumidor – Mercado contribui com 30% e o Índice Nacional de Custo da Construção – Mercado equivale a 10%.

Normalmente, é usado o acumulado anual desse indicador, mas os casos de reajuste de locação também podem ser calculados com base no tempo do contrato de aluguel. Por exemplo, se o tempo de locação for de 6 meses, o valor será recalculado com a porcentagem do acumulado nesse período.


O IGP-M é a única opção?

Uma outra opção para calcular o reajuste é utilizar o Índice Nacional de Preço ao Consumidor Amplo, considerado o índice oficial de inflação do Brasil. A escolha entre os índices deve ser feita em contrato. 

O IPCA mede a variação de preços de mercado com foco no consumidor final. Ele é calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) desde 1979 e é usado para monitorar a inflação.




Posts Relacionados

#

5 hábitos de um corretor de sucesso

Está definido na lei 6.530. Apenas os corretores de imóveis com registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) podem intermediar compra, venda ou locação de um imóvel. Portant

#

3 sinais de que franquia imobiliária é para você

O modelo de franquias já está mais do que consolidado no Brasil. É só olhar ao seu redor para ver os mais diferentes exemplos - de restaurantes e lanchonetes a lojas de presentes e roupas. Já

Quer receber novas ofertas?

Cadastre-se e receba novos imóveis direto na sua caixa de e-mail