Blog da Leardi

Grade de proteção: como proteger crianças e pets em apartamento

  • 18/11/2022

Todos sabem da importância das redes de proteção nos apartamentos, ou em áreas que ofereçam riscos de queda em casa. As redes de proteção além de trazer mais segurança para os moradores, podem prevenir algumas tragédias. E os pets, assim como as crianças, pedem alguns cuidados especiais. 

Então hoje, vamos te mostrar por que você deve investir em rede de proteção. Afinal, não devemos contar com a sorte, certo?


Escolhendo o material

A escolha do material é muito importante. Então, não economize nesse momento. Não reaproveite materiais para fazer a sua rede de proteção. Equipamentos de segurança assim tem uma fiscalização, que é responsável por avaliar a qualidade do material comercializado.

Também não é recomendado o uso de materiais alternativos, como redes de pesca e plásticos. Esses produtos não foram desenvolvidos para essa finalidade. Além de não suportarem o peso de uma pessoa, eles ainda podem causar cortes, por exemplo. Lembrando que, uma rede de segurança tem que ser resistente a materiais cortantes e abrasivos, e deve suportar o peso de uma pessoa contra ela, suportando cerca de 500 kg por metro quadrado.

O material correto para confecção de uma rede de proteção é o polietileno. Além da resistência que ele oferece, ele dura cerca de dez anos. 

Outra dica que vale levar em conta é passar repelente olfativo para que o cão não fique mordendo a rede. Existem no mercado opções feitas exclusivamente para cães, ou seja, não terá cheiro incômodo para as pessoas.


Quais locais devem ter uma rede de proteção?

Além dos lugares óbvios e principais como janelas, sacadas e varandas, recomendamos colocar ao redor de escadas e piscinas. Assim, evitamos que os pets e crianças caiam da escala ou na piscina. 

Além disso, a tela de segurança também pode ser usada ao redor de jardins para proteger as plantas e flores. Nesses casos, a instalação tem um objetivo diferente – evitar que crianças pequenas e animais de estimação, como cães, destruam as plantas do jardim ou tenham contato com alguma espécie de planta toxica humanos e animais. 

O tipo de janela e sua abertura influenciam na instalação? 

Sim! É importante que a rede de proteção não prejudique a estética de sua casa, além de evitar que a instalação não traga segurança — uma vez que é feita de forma indevida. Ou seja, o formato influencia muito. 

Se ela for basculante, modelo que é muito comum em banheiros e lavanderias, a instalação deve ser feita por dentro. Essa regra é muito importante, pois, se a colocação da rede for feita por fora, sua abertura será reduzida ou o objeto pressionará a rede, gerando tensão.

Já, se a janela contiver venezianas, existe a possibilidade de incluir a rede entre o vidro e as venezianas. Nesse caso, coloque-a do lado de fora do imóvel. Se a veneziana for sanfonada, a instalação terá de ser realizada entre o vidro.

Se a sua janela corre para a lateral, o recomendado é instalar a tela de proteção do lado de fora — assim será mais fácil fazer consertos na janela, além de limpar seus vidros.

Se a sua janela tiver um estilo mais tradicional, sendo de forma retangular, quadrada ou oval, será possível incluir a rede de modo que ela acompanhe o seu desenho.


Cuidados pós instalação

Não exponha o material ao calor excessivo e evite limpá-la com produtos abrasivos. Sua higienização dever ser feita com água e sabão neutro, usando um pano macio, garantindo a duração da rede.

Uma vez realizada a instalação de rede de proteção, ela não poderá ser removida, pois isso danifica a parede, os ganchos e a própria rede. Então, nunca remova os ganchos de instalação para limpá-los ou tentar afrouxa-los. 


Profissionais e Lei sobre Instalação de Rede de Proteção

Você viu que a instalação da rede não é tão simples assim. E ainda pode oferecer risco de queda e acidentes ao tentar realizá-la. Com tudo isso, optar por profissionais treinados e equipados corretamente, é a melhor opção. Pesquise bem e escolha a empresa ideal para cuidar da sua segurança e do seu lar.

É importante saber que as etapas que envolvem a instalação de rede de proteção são regulamentadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), norma ABNT NBR 16046-3:2012.


Gostou da matéria? Nos conte lá no Instagram! @paulorobertoleardi 



Posts Relacionados

#

5 hábitos de um corretor de sucesso

Está definido na lei 6.530. Apenas os corretores de imóveis com registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) podem intermediar compra, venda ou locação de um imóvel. Portant

#

3 sinais de que franquia imobiliária é para você

O modelo de franquias já está mais do que consolidado no Brasil. É só olhar ao seu redor para ver os mais diferentes exemplos - de restaurantes e lanchonetes a lojas de presentes e roupas. Já

Quer receber novas ofertas?

Cadastre-se e receba novos imóveis direto na sua caixa de e-mail